FacebookPixel
Voltar \ Novos Conceitos de arquitectura Sustentável

Novos Conceitos de arquitectura Sustentável

08 out 2021
Novos Conceitos de arquitectura Sustentável
Notícias
Surge um novo tipo de compradores no mercado imobiliário, jovens casais com o modo de vida e trabalho bem distinto das gerações anteriores. Amantes da mobilidade profissional, com uma consciência ambiental muito forte e com uma definição de qualidade de vida diferente.

 Com foco em questões ambientais optando por soluções simples, ancestrais que visam minimizar o seu impacto ambiental, ao mesmo tempo adaptadas ao seu modo de vida moderno e profissional.

Para satisfazer esta nova demanda surge o conceito do ‘green building’, que aposta na utilização de materiais que sejam energeticamente eficientes e sustentáveis, como é o caso da cortiça.
 

A Cortiça além de ser um material português as suas caracteristicas técnicas,  de resistência e estética tornam-na a eleição de  muitos clientes nacionais e internacionais. Tem estado muito em voga nos ultimos 10 anos grande parte porque foi aplicada na fachada principal do pavilhão de Portugal na Expo 2000 em Hannover – Arquitectos Álvaro Siza Vieira e Souto Moura.
 

Podemos já encontrar muitos exemplos de casas e equipamentos públicos usando este material, comprovando a sua alta resistência quando aplicado no exterior.
 

 

 As vantagens da utilização da cortiça.
 

  • É um excelente isolante térmico – A cortiça permite uma libertação lenta do calor ou frio, consoante a altura do ano, para o exterior da habitação; Isso vai permitir que no inverno o ar quente gerado pelo seu sistema de aquecimento não se perca, e pelo contrário, no verão, a casa fica mais fresca (Permite economia energética);
  • Um excelente Isolante acústico e antivibrático;
  • A cortiça é um material muito resistente sem perda das suas características – Já se fizeram estudos que, concluíram que mesmo passados 50 anos, o isolamento térmico de uma habitação resiste, o que já não acontece com outros materiais;
  • A cortiça é altamente resistente à humidade;
  • Produto natural sem aplicação de compostos quimicos - Torna-a amiga do ambiente e pode ser facilmente reciclada assim que o edifício for desmontado;
  • Excelente capacidade de respirabilidade.


 

Como pode ser aplicada ?
 

As formas como podem surgir no mercado e a sua aplicabilidade são diversas mas todas com altos indices de desempenho termo-acústico. Podem surgir em placas de diversos tamanhos, espessuras e texturas, em rolo e até projectado.
 

Por ser um excelente isolante acústico e ser esteticamente interessante é usada em acabamentos interiores (paredes, escadas, pavimentos em paineis etc)
 



Por ser um excelente isolante Térmico aparece-nos como parte do sistema termo-acustico (coberturas, revestimentos exteriores, etc)

 

Sabia que existe uma moradia na Ilha da Madeira revestida a Cortiça?
 

Os seus proprietários atentos as tendências europeias e com as mesmas preocupações ambientais optaram por aplicar a Cortiça como revestimento exterior.
 

Nesta Moradia tudo foi pensado ao pormenor e com a ideia de criar um Lar para uma família que trabalhe em casa, e por isso exigente na qualidade dos espaços, praticabilidade e claro das infraestruturas modernas.
 

Para reforçar o seu caráter sustentável, a moradia é autoalimentada graças aos contributos da energia solar passiva e ativa, eliminando consumos e emissões de CO2 (classe energética A).
 

A iluminação natural, o aquecimento e arrefecimento passivos são, portanto, os principais conceitos a reter da energia solar passiva que, apesar de tudo, pode aliar-se à energia solar ativa, por exemplo, à energia solar fotovoltaica e juntas traduzirem-se em ganhos mais significativos.


Ficou curioso por esta moradia?

 


Links Uteis:

https://amorimcorkinsulation.com/
https://www.csustentavel.com/

Foto de Capa: CASAS, SUSTENTABILIDAD | MAGNAGO, ITÁLIA
Área: 1500 m²
Ano: 2020
Fotografias: Simone Bossi
Fabricantes: Falegnameria Codar, SMP serramenti, Tecnosugheri


 

Veja Também